Imprimir

Headlamps - Transforme a sua Petzl DUO em uma headlamp com LEDs

Atualizado em dezembro de 2005, por Davi Marski

Finalmente tomei "coragem" e em cerca de quase 3 horas, alterei a minha DUO. Coloquei 8 leds ultrabright de 10.000mcd cada um... veja na foto abaixo.

duo01.jpg

 

Kit de iluminação de 24 LED's


duo02.jpg

Os LED's de alta potência (white LED's) são uma alternativa interessante à tradicional luz de acetileno e às lâmpadas de filamento usadas para iluminação nas grutas. Devido a novos processos de fabrico e aos avanços tecnológicos, estes dispositivos electrónicos deixaram de ser usados como simples indicadores luminosos, para passarem a ser usados como fontes de iluminação. Esta nova geração de LED's para além de terem um baixo consumo eléctrico e um alto rendimento luminoso, possuem também uma maior vida útil, comparados com as lâmpadas tradicionais.

Existem vários recursos na internet que explicam o que são, como funcionam e as principais vantagens e desvantagens dos LED's. Por esse motivo, não vamos entrar em grandes detalhes nessa área. Se estiverem interessado em aprofundar os conhecimentos sobre os LED's, aconselhamos os seguintes sites:

  • The Perfect LED light - site com uma boa introdução teórica sobre LED's e como montar um kit num zoom da Petzl
  • LED Lighting for cavers - Site com informação e links relacionados com LED's e espeleologia
  • 24 LED lamp light - Site com o esquema e a descrição do circuito deste kit de 24 LED's
  • Nichia - Site do fabricante dos melhores LED's

Escolha dos LED's:
Não é fácil encontrar LED's de alta potência nas casas de componentes electrónicos, e os que encontrei eram LED's brancos com uma luz muito fraca. Os melhores LED's são os da marca Nichia, uma empresa japonesa especializada neste tipo de componentes. Como não os encontrei à venda, mandei-os vir dos Estados Unidos, através do site BGMicro que vende componentes on-line (obrigado ao meu amigo Carlos Cordeiro, que me deu a dica).
Os LED's da Nichia funcionam a 3,6V, e a 20mA. Ao contrário das lâmpadas tradicionais que são ligadas directamente à fonte de alimentação (pilhas), os LED's requerem um circuito regulador, de modo a manter constante os 3,6V e 20mA. Da curva característica de um LED podemos observar que uma pequena variação de tensão nas pilhas pode implicar uma grande variação na corrente do LED, e consequente grande perda de luminosidade. Por esse motivo, dos vários circuitos reguladores posíveis, a melhor escolha será por um circuito regulador de corrente, que fornecerá a tensão necessária, mantendo a corrente de alimentação.

Regulador de Corrente:
Depois de algumas pesquisas na internet e de analisados vários reguladores, a nossa escolha recaiu sobre um esquema de 24 LED's, alimentado por um circuito regulador de corrente desenhado por O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., que pode ser encontrado em:

http://radiolocation.tripod.com/LEDdimmer/LEDlampDimmer.html

Nestas páginas o autor descreve o funcionamento do regulador. O esquema do circuito encontra-se abaixo, bem como a lista de componentes necessários.

Esquema: Material necessário:
alt

24 LED's brancos Nichia
1 Diodos 1N914 (D1)
1 Resistência 15K 1/8w (R1)
1 Resistência variável 10K (R2)
1 Resistência 33K 1/8w (R3)
 

1 Resistência 0,5 ohm 1/8w (R4)
1 Resistência 47K 1/8w (R5)
1 Resistência 1M ohm 1/8w (R6)
1 transistor NPN 2N2222 (Q1)
1 transistor MOSFET IRLZ24N (Q2)

 

O esquema de princípio do circuito é bastante simples e não requer nenhuma atenção especial. Foram feitas algumas alterações ao circuito, nomeadamente:
- Não foi possível encontrar o transistor NTE2987 (Q2), tendo-o substituído por um equivalente, o MOSFET IRLZ24N, fabricado pela International Rectifier. Estes transistores são sensíveis à electricidade estática, portanto cuidado com o seu manuseamento.
- Como não encontrei o diodo 1N914 (D1), venderam-me um equivalente, que não funcionou correctamente. Se vos derem um diodo equivalente, certifiquem-se mesmo se os parâmetros são semelhantes.
-A corrente máxima de saída medida foi inferior aos 400mA que o circuito deveria debitar. Para aumentar a corrente de saída, troquei a resistencia R6 de 1M ohm original por outra de 470K, tendo a corrente de saída aumentado para aproximadamente 420mA.

Montagem:
O circuito foi montado dentro de uma velha lanterna fontal DUO, da Petzl. Os 24 LED's ocupam apenas metade dos espaço disponível, portanto optei por colocar os LED's e os componentes do circuito regulador todos na mesma placa, evitando assim fios de ligação entre os LED's e o regulador, aumentando a robustez. Aproveitei um dos buracos do interruptor do DUO para colocar o botão da resistência variável, que regula a intensidade da luz. O transistor Q2 é o elemento mais sensível do circuito, tendo enchido os pinos com silicone, de modo a evitar problemas com eventual entrada de humidade ou água no circuito

Resultados:

A primeira impressão deste sistema de iluminação é impressionante: a luz produzida pels 24 LED's é uma luz intensa, com uma dominante azulada, e com um alcance de mais de 10 metros. Apesar dos LED's produzirem um cone de luz com uma abertura de cerca de 20º, a luz é suficiente para ver ao redor.
A primeira prova de fogo foi realizada no Algar da Lomba, no Maciço Estremenho, onde usei 4 pilhas NiCa de 750mAh, tendo aguentado impecavelmente toda a exploração (cerca de 9 horas). A grande maravilha dos LED's é não termos o acetileno sempre a apagar com a água, nem o gasómetro a estorvar à cintura (que nas passagens estreitas da Lomba são um suplício...).
É verdade que este sistema ainda tem alguns contras: O preço dos LED's ainda é elevado, e não produz uma luz verdadeiramente ambiente como o acetileno, ficando algures entre a luz pontual de uma lâmpada normal e a luz geral do acetileno. Mas as suas vantagens são obvias: é um sistema mais limpo, mais ecológico (usando pilhas recarregáveis), os LED's duram uma vida, não entopem nem apagam com o vento e/ou água, e aumentam a mobilidade do espeleólogo.

Este protótipo poderá ser melhorado, nomeadamente a disposição dos LED's poderá ser mais espaçada, de modo a melhorar a visão periférica. Em breve colocarei o resultados de vários testes e comparativos entre os LED's e a iluminação tradicional. Se estiverem interessados em saber mais sobre este protótipo ou se quizerem partilhar informação... 

Original em : http://www.resurgentsoftware.com/Perfect_LED_Light.html

 

 

Pode ser do seu interesse...

Ideas

Dicas, análises, artigos técnicos sobre equipamentos, escalada em rocha e alta montanha, histórias e relatos, reflexões e muito mais!

Strategy

Aprendizagem Experiencial

No âmbito do desenvolvimento humano, proporcionamos as práticas necessárias para fortalecimento do trabalho em equipe.

 

Processes

Expedições

Viajamos há mais de 20 anos pelas montanhas dos Andes e Patagônia. Organizamos saídas também para a Europa e viagens de bicicleta, uma forma diferente de ver o mundo em um outro ritmo.

Network

Palestras

O enfoque de nossas palestras é sobre "SUPERAR DESAFIOS", fazemos um paralelo da vivência na montanha, das escaladas e expedições para abordar um tema tão presente no cotidiano empresarial e também no aspecto humano.

Creative

Equipe

Realize seu projeto de forma segura e sem surpresas. Desenvolva suas potencialidades. Conheça nossa equipe e facilitadores!

Contact

Fale Conosco

Teremos o maior prazer em solucionar suas dúvidas!